Orientações Influenza H3N2

Influenza e seus cuidados. Entenda sobre esse vírus.

Influenza, ao contrário da Covid-19 que evolui principalmente a partir do quinto dia, apresenta sintomas agudos já nos primeiros dias. Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadigas.

A Covid-19 confunde-se facilmente com a Influenza semelhança dos sintomas. O diagnóstico certeiro só é possível com um teste de antígeno, mas especialistas explicam que há sinais que podem ajudar a diferenciar as doenças.

A Secretaria de Estado de Saúde, recomenda que a população mantenha os protocolos de biossegurança usados para a Covid-19, a fim de mitigar a disseminação do vírus da Influenza. As duas doenças, mesmo transmitidas pelo ar, possuem diferenças.

A Covid-19 possui alta transmissão por meio de aerossóis, partículas microscópicas que expelimos ao falar, tossir ou espirar, enquanto o risco de contrair Influenza é maior ao tocar em superfícies contaminadas.

Vamos entender melhor o que é a Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

Atualmente, são conhecidos quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D, porém, dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves. O vírus da Influenza D foi isolado nos Estados Unidos em suínos e bovinos e não são conhecidos por infecção em humanos.

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Alguns indivíduos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.

A vacina influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Em relação à transmissão, álcool em gel tem maior importância contra Influenza porque o vírus da gripe permanece sobre superfícies e nas mãos.

Lembre-se de seguir sempre esses cuidados para reduzir as chances de contagio: lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; utilize lenço descartável para higiene nasal; cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; mantenha os ambientes bem ventilados; evite lugares fechados e aglomerados.

Em caso de gripe, procure seu médico ou a unidade mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.

Se cuide e vacine-se!

Fontes:
https://portal.fiocruz.br/
http://portaldenoticias.saude.sp.gov.br/
https://www.saude.ms.gov.br/
https://g1.globo.com/saude/

Orgulho de Ser Ben

Fundada em 2008, a BenCorp é uma Healthteck de Gestão Integrada de soluções em benefícios de saúde e segurança do trabalho, possuímos mais de 500 mil vidas atendidas e atuamos de forma customizada avaliando todos os pontos que podem gerar redução de custos, aplicando as melhores ferramentas e práticas do mercado sempre buscando inovação e novas tecnologias que possam agregar valor aos nossos clientes.

Tudo isso alinhado a uma visão 360º na gestão da saúde de seus colaboradores, conectando dados ocupacionais, de qualidade de vida e de sinistralidade do plano de saúde em busca de melhores benefícios e menos custos, levando facilidades e oportunidades para as áreas que gerenciam estas linhas de negócio.

Acreditamos que podemos agregar valor com a aplicação dos nossos pilares (Consultoria, Health, Risk e Ocupacional), replicando cases de sucessos que possuímos em nossa carteira.

Estamos presentes no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.