O Programa de Qualidade de Vida promove o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e a produtividade dos funcionários. É um programa que está sendo cada vez mais implementado pelas empresas que desejam ser ou continuar bem-sucedidas e competitivas no mercado. Podemos entendê-lo com um novo olhar para o trabalhador, que passa a ser tratado de forma humanizada e não apenas como mais um recurso organizacional.
Prós do Programa de Qualidade de Vida
As vantagens ou os prós relacionados ao Programa de Qualidade de Vida são diversificados.
Elencamos alguns a seguir:
- Aumento da satisfação pessoal no trabalho;
- Prevenção do estresse e ambiente de trabalho mais saudável;
- Aumento da produtividade;
- Integração entre os colaboradores participantes;
- Integração familiar;
- Mais segurança no trabalho ao colaborador;
- Estímulo à proatividade e à concentração na atividade realizada;
- Diminuição dos gastos com e por saúde;
- Retenção de colaboradores;
- Redução do absenteísmo;
- Diminuição dos riscos de acidentes e doenças ligadas ao trabalho;
- Conscientização dos trabalhadores quanto à saúde.
Contras do Programa de Qualidade de Vida
Não podemos esquecer de que, quando mal planejado, há também os contras em um Programa de Qualidade de Vida como, por exemplo, as empresas investem em academias, corridas e outros esportes, e acabam envolvendo apenas pessoas que já aderem à prática e acabam deixando de fora os sedentários ou ignorando aqueles que sofrem de problemas cardíacos. Em contrapartida, há empresas que se atentam somente ao grupo de risco da empresa, esquecendo dos outros funcionários. É preciso estabelecer um programa que abranja todos os colaboradores e não só uma parcela, de forma racional e humana.
Modelos de Qualidade de Vida
A qualidade também tem a ver com a cultura organizacional da empresa. Se não houver qualidade, virá a má vontade, desmotivação e alienação do empregado, mas se existir, o clima de confiança e respeito será instaurado, otimizando a contribuição do indivíduo.
Existem diversos exemplos que podem melhorar a qualidade de vida do trabalhador, entre elas, podemos citar:
- Participação dos funcionários nas decisões da empresa;
- Inovação no sistema de recompensas;
- Oferecimento de melhores condições físicas e psicológicas no local de trabalho
- Reestruturação do trabalho, com enriquecimento das tarefas
- Promoção de palestras, através de instituições parceiras, sobre diversos temas, que podem envolver alimentação saudável, nutrição, prevenção de doenças como câncer de mama, saúde financeira, entre outros;
- Definição de uma semana no ano para a saúde, com a realização de exames, como oftalmológicos, auditivos, eletrocardiogramas, controle de glicemia e colesterol, além de vacinação para a prevenção de doenças;
- Incentivo o apontamento pelos funcionários quanto às condições inseguras relacionadas ao seu trabalho;
- Ginástica laboral, meditação, serviço de massagem e jardim oriental, para o relaxamento.
Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, por isso, trabalhar com qualidade de vida é essencial. Isso significa trabalhar em equipe para alguém, fazendo o que gosta, onde se quer e se sentir bem, também é resolver questões sérias e lutar por direitos e deveres, além de estabelecer a transparência nas relações internas e estimular a criatividade e o equilíbrio econômico. Ou seja, devemos correlacionar a qualidade do indivíduo com a qualidade no ambiente de trabalho, para garantir a satisfação e o rendimento dos funcionários dentro da empresa.
Programa de Qualidade de vida: a empresa ganha e os funcionários também.