Dengue no verão

DENGUE, O PERIGO DO VERÃO

O ano de 2022 não começou fácil, além do aumento de casos com a Ômicron e Influenza, a FIOCRUZ alerta para pontos de atenção com a Dengue. Com o verão, clima quente e chuvas são ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O que é a dengue? Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.

Indicadores do InfoDengue, sistema de monitoramento de arboviroses desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), apontam a Região Sul como área de atenção em 2022, com tendência de expansão da atividade da dengue.

Segundo os indicadores do InfoDengue, além do Sul do país, encontram-se atualmente em situação de atenção o noroeste de São Paulo, a região entre Goiânia e Palmas, passando pelo Distrito Federal, e alguns municípios isolados da Bahia, de Santa Catarina e do Ceará.

Fique atento aos sintomas!

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores no corpo
  • Enjoo
  • Dor abdominal

Em casos mais graves, um sinal de alerta para Dengue Hemorrágica:

  • Manchas vermelhas na pele
  • Sangramento de gengiva ou nariz
  • Vômitos persistentes

Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Como tratar?

Não existem medicamentos próprios para a dengue, nem uma vacina preventiva, mas, como a dengue é uma doença viral, o tratamento feito busca aliviar os sintomas, através da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso.

A hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco), ou venosa, dependendo da fase da doença, é a medicação fundamental e está indicada em todos os casos em abundância. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias, no caso da dengue hemorrágica.

Como se prevenir?

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Juntos contra a Dengue!

Covid-19 e dengue podem ter sintomas semelhantes

As duas doenças têm em comum o risco de causar hemorragias graves que podem ser letais, sendo uma característica comum entre dengue, chikungunya, zika e covid-19. Para haver um diagnóstico preciso, as equipes de saúde avaliam os sintomas apresentados pelo paciente e, quando necessário, solicitam exames laboratoriais. Apesar da semelhança, é importante reconhecer os sintomas de cada doença e saber quando e onde buscar um serviço de saúde, conforme alerta a Secretaria de saúde (SES-DF).

A suspeita de infecção pelo novo coronavírus pode ficar maior caso apresente, também, sintomas respiratórios como tosse, falta de ar, coriza ou dor de garganta. Nesse caso, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Outros sintomas que também podem aparecer são diminuição ou perda do olfato ou do paladar.

As semelhanças sintomáticas com outras doenças dificultam o trabalho de investigação das equipes de saúde. Por isso, o paciente deve colaborar fornecendo todas as informações que possam ser pertinentes ao diagnóstico.

Fontes:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-01/fiocruz-indica-pontos-de-atencao-de-dengue-no-brasil
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/12/governo-federal-lanca-campanha-de-combate-ao-aedes-aegypti-transmissor-da-dengue
https://bvsms.saude.gov.br/dengue-16/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3F,asma%20br%C3%B4nquica%2C%20anemia%20falciforme).

Orgulho de Ser Ben

Fundada em 2008, a BenCorp é uma Healthteck de Gestão Integrada de soluções em benefícios de saúde e segurança do trabalho, possuímos mais de 500 mil vidas atendidas e atuamos de forma customizada avaliando todos os pontos que podem gerar redução de custos, aplicando as melhores ferramentas e práticas do mercado sempre buscando inovação e novas tecnologias que possam agregar valor aos nossos clientes.

Tudo isso alinhado a uma visão 360º na gestão da saúde de seus colaboradores, conectando dados ocupacionais, de qualidade de vida e de sinistralidade do plano de saúde em busca de melhores benefícios e menos custos, levando facilidades e oportunidades para as áreas que gerenciam estas linhas de negócio.

Acreditamos que podemos agregar valor com a aplicação dos nossos pilares (Consultoria, Health, Risk e Ocupacional), replicando cases de sucessos que possuímos em nossa carteira.

Estamos presentes no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.