Verão e os perigos que acompanham esta estação
#horadoautocuidado
A estação mais quente do ano, o verão, neste período de altas temperaturas devemos estar atentos a alguns cuidados relativos à temporada, com destaque para: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Consumo Abusivo de Álcool, Câncer de Pele e uso de Drogas.
Vamos a alguns dados:
- Quase 50% da população sexualmente ativa não usa preservativo em relações
- 5 milhões de brasileiros já contraíram algum tipo de infecção de ordem sexual
- Excesso de álcool é o fator de risco de maior impacto para morbidade no mundo
- 3 milhões morrem no mundo todos os anos por uso descontrolado de álcool
- Câncer de pele representa 30% de todos os casos de câncer no Brasil
- Excesso de exposição ao Sol, pode causar câncer de pele ou outras doenças
- Vício ilícito é um ato criminoso e passível de punição de acordo com a lei
- Mortes causadas por uso de drogas lícitas e ilícitas subiu 60% entre 2000 e 2015
No verão alguns comportamentos seguros podem ser negligenciados, colaborando para contaminação por alguma doença, para o consumo excessivo de álcool, descuido com a pele em exposição ao Sol e uso indiscriminado de drogas ou substâncias tóxicas.
Os alertas para com a saúde durante a temporada de maior calor, são associadas também a outros tipos de problemas, como a desidratação que afeta especialmente os idosos, que com o passar do tempo ingerem menos líquidos.
E, sim, o recado vale especialmente para pessoas com antecedentes de doenças cardiovasculares ou com fatores de risco, como obesidade, colesterol e triglicérides alto, diabetes, tabagismo, estresse e hipertensão. Esses problemas podem se agravar com a quebra da rotina alimentar e com certos hábitos típicos do verão.
O excesso de cerveja e afins, por exemplo, eventualmente dispara uma arritmia cardíaca. Nesse quesito, aliás, quem sofre mais são as mulheres. O sexo feminino possui menos água no organismo, o que faz com que o álcool fique mais concentrado. Além disso, elas em geral pesam menos e apresentam níveis menores de enzimas responsáveis pelo metabolismo do álcool, ou seja, aquela dose de álcool demorará mais para ser processado.
Saúde e Verão combinam muito Ben!
Nós levantamos todos estes pontos de atenção para que você tenha ciência de quanto é importante curtir com responsabilidade, assim a sua diversão será ainda maior. Veja algumas dicas valiosas:
- Lave as mãos com frequência com água e sabão
- Relação sexual sempre com preservativos, para evitar as IST´s, principalmente o HIV
- Não compartilhe toalhas de rosto ou de banho
- Alimentos sempre na geladeira
- Beba no mínimo 2 litros por dia
- Use protetor solar
- Evite os horários entre 10h e 16h para banho de sol
- Cuide da alimentação, que precisa ser leve e equilibrada
- Com o esforço físico, que não deve ser exagerado, principalmente entre 10 e16h
Sobre a BenCorp
Fundada em 2008, a BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promove bem-estar para os colaboradores e oferece mais benefícios e menos custo para as empresas clientes. A companhia, que foi indicada pela primeira vez ao prêmio Top of Mind RH em 2020 e tem mais de 200 funcionários, 200 grupos empresariais como clientes.
A atenção e cuidado que a BenCorp trata seus clientes demonstra claramente que seu trabalho vem se materializando em grandes realizações, como crescimento acima dos 50% nos três últimos anos, a conquista de grandes parceiros como Magalu, LeroyMerlin, RedeTV, CCR, XP Investimentos e muitos outros.
Dentro do trabalho consultivo prestado pela BenCorp existem quatro drivers: consultoria, gestão de risco, gestão de saúde e medicina ocupacional. Essa equação entrega informações valiosas, como um mapa estratégico da saúde dos beneficiários. A partir disso, são estratégias para regular a taxa de sinistralidade, identificar os tipos de uso do plano (maiores utilizadores/gastos), dentre outras. Mas, não são somente gráficos, a BenCorp está presente no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.