Compreenda a importância da política de Recursos Humanos na empresa
A política de Recursos Humanos ideal é buscada pelas empresas que almejam mais qualidade, conhecimento, capacitação e satisfação no ambiente de trabalho, que, ao contrário do que alguns pensam, não está atrelada somente à renda, mas sim, e principalmente, ao crescimento pessoal dos colaboradores, visando uma maior produtividade e o aumento da competitividade da organização no mercado.
Como funciona a política de recursos humanos?
Cada empresa estabelece a sua política, de acordo com a sua cultura organizacional. Podemos mencionar algumas políticas que trazem bons resultados e ajudam a direcionar os colaboradores para as metas estipuladas da empresa.
Entre as políticas aplicadas, estão:
- Valorização do capital humano, para transformar o ambiente de trabalho em um local agradável, saudável e seguro, gerando motivação e favorecendo o desempenho para o cumprimento de resultados e metas.
- Treinamentos, para a formação de pessoas e profissionais mais eficientes e eficazes;
- Benefícios educacionais, como descontos em cursos de graduação e pós-graduação;
- Promoção de cargos, valorizando a competência e o potencial de cada indivíduo;
- Promover ações para qualidade de vida, medicina do trabalho, bem-estar, inclusive, com apoio psicológico, nutricional e fisioterapêutico.
- Fornecer feedbacks, para alinhar os objetivos e promover o crescimento pessoal e o autoconhecimento;
- Salário condizente com o mercado e com as expectativas do trabalhador;
- Bonificação por performance, para incentivar o cumprimento de metas;
- Incentivar a gestão participativa, valorizando a voz de todos;
- Assistência Médica;
- Estabelecer entrevistas no desligamento de cada funcionário, para verificar possíveis erros na gestão de recursos humanos.
Qualidade das Pessoas
É preciso ter em mente de que a qualidade dos produtos e serviços só é possível se pudermos contar com a qualidade das pessoas e dos grupos que fazem os produtos ou prestam os serviços. É uma soma de esforços, que justifica a relevância de se investir no capital humano, o responsável por manter a empresa competitiva no mercado.
Emoções humanas no ambiente de trabalho
Podemos controlar os nossos atos, mas não as nossas emoções. Quando elas não estão bem, desempenham papel negativo na empresa, gerando o estresse, descontentamento, baixo rendimento e falta de motivação, o que também aumenta os custos de assistência e a rotatividade.
Por isso, é muito importante que as empresas se conscientizem do papel das emoções para o bem-estar e a produtividade do funcionário, para que, além de produtividade, o trabalho tenha mais qualidade e menos retrabalho.
Na Política de Recursos Humanos, as necessidades individuais e empresariais devem estar alinhadas, de modo que se gere motivação e os empregados se sintam úteis, seguros e importantes para a organização, além de oferecer a eles mais autonomia e reconhecimento por suas atribuições.
Política de Recursos Humanos: a ideia inteligente para atrair e manter talentos.