Cuidar da saúde bucal garante não só um sorriso atraente, mas também previne uma série de doenças orais e sistêmicas, incluindo cáries, gengivite, periodontite, doenças cardíacas e diabetes.
Abaixo, você confere mais informações sobre essas e outras doenças bucais e seus principais cuidados.
A cárie dentária é uma das doenças orais mais comuns, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Ela ocorre quando placas bacterianas se acumulam nos dentes e convertem os açúcares em ácidos, que corroem o esmalte dentário. Se não tratada, a cárie dentária pode levar à dor, infecção e até perda do dente.
Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção da cárie dentária envolve uma boa higiene bucal diária para a remoção das placas, incluindo a escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental fluoretado, uso do fio dental diariamente e evitar alimentos e bebidas açucarados. Já o tratamento da cárie consiste na extração de pedaços danificados do dente com um profissional responsável.
A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode ser causada pelo acúmulo da placa bacteriana na linha da gengiva, uso de medicamentos, deficiência de vitaminas (escorbuto), alterações hormonais (como ocorre na menopausa e gravidez), entre outras condições, de acordo com o Manual MSD.
Os sintomas incluem gengivas vermelhas e inchadas, com dor e sangramento durante a escovação. Via de regra, o tratamento da gengivite inclui uma boa higienização da boca, mas dependendo da causa, pode ser necessária uma adequação nutricional e medicamentosa também.
Já a periodontite é uma derivação da gengivite, sendo a inflamação mais grave que afeta os tecidos e ossos que sustentam os dentes. A doença é uma das principais causas de perda dentária em adultos e pode levar a doenças cardíacas, diabetes e outros problemas de saúde.
A prevenção da gengivite e periodontite envolve a adoção de uma rotina diária de cuidados com a higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia, uso do fio dental diariamente e visitas regulares ao dentista para limpeza e exames dentários.
Além dos cuidados com a higienização, outro alerta frequentemente associado com a saúde bucal é o combate ao tabagismo. Segundo dados da OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano – pelas mais diversas doenças e condições clínicas. No Brasil, 443 pessoas morrem diariamente por complicações derivadas do tabagismo.
E engana-se quem pensa que o tabaco está presente apenas no cigarro tradicional. É possível encontra-lo em charutos, cachimbos, cigarros de palha, cigarrilhas, bidis, narguilés, rapés, dispositivos eletrônicos e outros.
De acordo como INCA, o tabagismo é um hábito que contribui diretamente para o desenvolvimento de diferentes tipos de doenças, entre elas o câncer de boca. Entre os sintomas da doença estão lesões e manchas na cavidade bucal, além de nódulos, rouquidão, dificuldades na fala, na mastigação e na movimentação da língua.
Caso tenha notado um desse sinais, procure um(a) profissional de saúde. Quando detectado precocemente, o câncer de boca permite um tratamento efeito da doença, segundo o INCA.
Gostou? Esse material faz parte do PACK do RH – Saúde Bucal, um pacote de materiais informativos de promoção à saúde que trazemos todos os meses para nossos clientes.
Aproveite para entrar em contato com nossos executivos de relacionamento pela Central de Atendimento para mais informações sobre benefícios, medicina ocupacional e outros serviços para a sua empresa.