Aconteceu na última terça-feira (30), a palestra Ben+Saúde, evento de promoção à saúde voltado para os colaboradores de clientes da BenCorp. Para ministrar o evento, Amanda Godoy, Executiva de Contas da Amil, trouxe informações sobre o manejo correto da saúde bucal e tirou dúvidas dos participantes.

Consumo do açúcar e dentes saudáveis?

Entre os tópicos discutidos na palestra, esteve o consumo de açúcar sem o prejuízo da dentição. Principal causador da cárie dentária, o açúcar é tido como o grande vilão da saúde bucal.

A substância, porém, está muito presente na alimentação cotidiana da população. Por isso, Amanda elencou algumas práticas que ajudam a reduzir os malefícios do açúcar à saúde bucal:

  • Consuma alimentos com açúcar somente nas três grandes refeições (e não entre elas);
  • Não use alimentos com açúcar nas últimas horas do dia;
  • Beba água; e
  • Não se esqueça de priorizar uma alimentação saudável.

Amanda também recomenda estabelecer uma escala de risco: “Comece substituindo os alimentos cariogênicos, isto é, os açucarados, pegajosos e aderentes. O açúcar gelatinoso é mais fácil de aderir ao esmalte do dente”.

Como usar o açúcar na dieta do bebê?

A dica é: introduza o açúcar o mais tarde possível na dieta do bebê. Isso porque o açúcar não é a única e nem a mais importante fonte de energia para os pequenos.

Tabagismo e câncer de boca

Estima-se que mais de 15 mil novos casos de câncer na cavidade oral devem ser diagnosticados entre 2023 e 2025, segundo o INCA. Ainda de acordo com o instituto especializado em ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, o câncer na região é o oitavo mais frequente no país (excluindo da lista os tumores de pele não melanoma).

O tabagismo é considerado um dos principais causadores desse tipo de câncer. “O cigarro eletrônico também tem nicotina, então ele é prejudicial tanto para os pulmões quanto para a boca”, comenta Amanda.

Sintomas

  • Feridas na boca que não cicatrizam em uma semana;
  • Úlceras superficiais indolores (podendo sangrar ou não);
  • Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal;
  • Dificuldade de falar, mastigar e engolir;
  • Emagrecimento acentuado; e
  • Linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço).

Após o diagnóstico realizado pelo cirurgião-dentista, é encaminhado para o tratamento oncológico e remoção dos tumores com o profissional de cirurgia de Cabeça e Pescoço.

 

Autoexame de boca

O autoexame da boca, segundo o INCA, auxilia o paciente a conhecer a estrutura da boca e notar possíveis anormalidades.

Vale lembrar que o autoexame não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde. 

Imagem: Marketing LAC44

Gostou? Fique atento às nossas plataformas e confira os próximos eventos do Grupo LAC44. Aproveite para entrar em contato com nossos executivos de relacionamento pela Central de Atendimento para mais informações sobre benefícios, medicina ocupacional e outros serviços para a sua empresa.