Manter uma alimentação saudável traz benefícios que vão além da nutrição dos tecidos do corpo e da manutenção das funções vitais do organismo. É o que conta a especialista em promoção à saúde e nutricionista da BenCorp, Tamires Duarte.

“A alimentação equilibrada contribui com a melhora da nossa cognição, foco, memória e atenção. dores de cabeça, má digestão, constipação, falta de memória, queda de cabelo, unhas fracas, irritabilidade, cansaço e sono excessivo, em muitos casos, é um sinal de alerta que o corpo está dando.”

Mas manter uma alimentação equilibrada nem sempre é uma tarefa priorizada por todos.

Para ajudar nesse objetivo, a especialista preparou algumas dicas para ajudar você. Confira:

  • Coma mais comida de verdade, caseira e simples! Evite ao máximo os ultraprocessados. Lembre-se de descascar mais e desembalar menos!
  • Cozinhe mais e não esqueça: uma alimentação saudável demanda tempo. Organize-se para cozinhar ou opte sempre por fornecedores que consiga dedicar o tempo que a sua alimentação merece;
  • Consuma a quantidade mínima de frutas, legumes e verduras recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde): 5 porções ao dia (em torno de 400g);
  • Monte seu prato do almoço e jantar seguindo as seguintes proporções: 50% de vegetais + 25% de cereais ou raízes + 25% de proteína animal e/ou vegetal;
  • Hidrate-se! Tenha sempre uma garrafinha de água à mão. Consuma bebidas sempre sem açúcar e evite refrigerante, energético e suco. Cafés e chás são bem-vindos, desde que não sejam adoçados e antes das 15h.

Dicas da nutri

Para manter uma alimentação saudável que se encaixe no dia a dia corrido de trabalho, o segredo é o planejamento. Vale a pena seguir essa dica que a Tamires preparou:

  • Ao dormir, deixe separado o café da manhã do dia seguinte. Corte as frutas, faça patês caseiros (grão-de-bico, atum, frango) e cozinhe ovos.
  • Entre o café da manhã e o almoço, nem sempre é necessário fazer uma refeição. Avalie sua fome e consuma frutas se necessário.
  • No almoço, prefira marmitas ou locais que ofereçam comida por quilo. Verifique todas as opções disponíveis siga as orientações sobre as proporções dos nutrientes. Evite pães, pastéis e outras frituras.
  • Para o lanche da tarde, as frutas são ótimas aliadas e podem ter um acompanhamento, como castanhas, amendoim, pasta de amendoim, semente de chia, semente de linhaça, iogurte e granola.
  • No jantar, opte por refeições mais leves e em menor quantidade. Para uma boa digestão, coma no máximo 2 horas antes de se deitar para dormir.

Ao menor sinal de desconforto, busque auxílio profissional para um check-up e exames sanguíneos. Reavalie seus hábitos e dê a devida atenção aos quatro pilares principais da saúde: alimentação, atividade física, sono de qualidade e saúde mental.”

Gostou? Baixe o Pack do RH de julho sobre alimentação e bem-estar no trabalho e distribua para os colaboradores da sua empresa.

Aproveite para entrar em contato com nossos executivos de relacionamento pela Central de Atendimento para mais informações sobre benefícios, medicina ocupacional e outros serviços para a sua empresa.