Durante a manhã desta quinta-feira (4), o coordenador de Segurança do Trabalho da BenCorp, Welber Endrigo Pizzorno, realizou uma palestra sobre o uso prático de ações de saúde e segurança do trabalho como ferramenta de gestão. O evento também contou com a presença de Thiago Bom, diretor de Expansão de Mercado.
Como lembrou Welber ao longo de sua palestra, é comum associarmos ações de SST à emissão de documentos que, muitas vezes, ficam guardados nas gavetas e são acionados apenas no momento da fiscalização. Ou mesmo à regras de uso sobre EPI e afins.
Porém, mais do que meras questões burocráticas e legais, as medidas de segurança e saúde do trabalho também podem ser entendidas como excelentes e eficientes ferramentas de gestão.
“Quando olhamos do ponto de vista da gestão, levamos os colaboradores a entenderem sobre o porque das regras e normas contidas nas documentações – aplicando o que está escrito na realidade da pessoa. É igual filho quando você diz para não colocar o dedo na tomada porque dá choque e machuca.
Nesse sentido, elas trazer os seguintes benefícios:
“A questão da cultura de segurança é sobre trabalhar a educação e cultura empresarial; melhor investir nela, do que na remediação de problemas, como multas e impactos negativos na marca”, alerta o especialista da BenCorp.
Para isso, Welber destaca quatro pilares que podem ser aplicados no dia a dia das empresas que desejam usar a saúde e segurança do trabalho como ferramenta de gestão:
Gostou? Fique de olho em nossa agenda de eventos para mais conteúdos como esse. Aproveite para entrar em contato com nossos executivos de relacionamento pela Central de Atendimento para mais informações sobre benefícios, medicina ocupacional e outros serviços para a sua empresa.